Incliner Sans Necessiter

Quem fale e reflita acerca de uma coisa má que haja praticado, está pensando na baixeza perpetrada, e quem pense fica preso aí - com a alma inteira a pessoa fica presa completamente àquilo em que pensa, e por isso fica presa à baixeza. E por certo não será capaz de mudar, pois seu espírito endurecerá e seu coração apoderecerá, e além disso um ânimo triste pode apoderar-se dela.

O que faria você? Remexa na imundície deste jeito e daquele, e ela continua a ser imundície. Ter pecado ou não ter pecado - de que nos adianta isso no céu? Durante o tempo em que estou matutando sobre isso eu poderia estar enfiando pérolas para alegria do céu. Por isso é que está escrito: "Afaste-se do mal e faça o bem" - afaste-se completamente do mal, não fique ruminando dessa maneira, e pratique o bem. Então compense isso agindo bem.

Time and Eternity, N.N.Glatzer.


Isto está dentro do mesmo espírito que a palavra chatah do antigo Testamento, comumente traduzida por pecado, mas de fato significa "perder, ou errar (o caminho)"; falta-lhe a qualidade de condenação que as palavras "pecado" e "pecador" tem. Analogamente, a palavra hebraica para arrependido é teschubah, significando "voltar" (para Deus, para si mesmo, para o caminho certo), e a ela também falta a implicação de autocondenação. Assim, o Talmude emprega a expressão "o mestre da volta" ("o pecador arrependido") e diz dele que paira acima até dos que nunca pecaram.

Um comentário:

Anônimo disse...

circumvent valconab skips buyer sainic turns intas tell noticeable olympics operatorii
masimundus semikonecolori