O Tigre e a Neve

Este filme facilmente se tornou o meu preferido.

Me tocou como poucos filmes consiguiriam, com tal beleza e espanto, que tenho de transcrever alguns dos ditos com algum senso poético.
A simplicidade e a complexidade da poesia utópica em um só filme.

Destaque para os primeiros 4 minutos do filme. Eles podem ser vistos no Youtube, juntamente com mais informações, através do link:
O Tigre e a Neve


Vittoria, atuação de Nicoleta Braschi

Attilio de Giovanni,
Eu canto teu nome.

Ele me abre as portas do paraíso
Jamais hei de te perder
Queiram os deuses assim.

Quando me beijas
Surgem os Cavaleiros do Apocalipse
E quando penso em teu corpo,
tão difícil e belo,
a vertigem me arrebata.

A tua divindade máscula sobe ao céu
És belo, tú, girassol,
enlouquecido de luz.

Cada vez que teus olhos se erguem,
acende-se o firmamento.

Amigos, eis que a Terra,
como uma mãe,
amamenta sua criatura mais bela.

O amor, tudo está no ápice de seu fervor
Da minha garganta às estrelas,
alça vôo a palavra, qual cometa d'ouro:
Te amo.

Quero fazer amor contigo agora.


Attilio di Giovanni, atuação de Roberto Benigni

Vistam bem seus poemas!
Procurem bem as palavras!
Escolham-nas!
Às vezes, levam-se oito meses para achar uma palavra!
Escolham-nas, pois a beleza começou quando alguém começou a escolher!

Apaixonem-se e tudo vive, tudo se move.
Dilapidem o prazer,
esbanjem alegria,
sejam tristes e taciturnos com exuberância.
Soprem no rosto das pessoas a felicidade.
Para transmitir a felicidade
é preciso estar feliz.
Para transmitir a dor
é preciso estar feliz.
Sejam felizes!
Precisam padecer, ficar mal, sofrer!
Não tenham medo de sofrer,
o mundo inteiro sofre!

E se não tiverem as ferramentas,
não se preocupem.
Afinal, pra fazer poesia,
é preciso apenas uma coisa:
Tudo.

Nenhum comentário: