Ideologia

ARES, Caio. Transforme-se. Editora Caio, SP, 2002. p 98-99

Ideologia é um sistema fechado de idéias que impõe normas sobre como pensar, agir, sentir, falar, viver, transar, reproduzir, casar, comer, etc.
O objetivo da maioria das ideologias políticas, religiosas, partidárias e culturais é conseguir manipular a mente e a estrutura emocional dos associados, destruindo-lhes qualquer reação crítica.
Quão mais abrangentes forem as regras de conduta, maior será o papel da sombra que procura se infiltrar em todos os minutos da vida do homem comum.
O pensamento ideológico, por ser hábil em criar imagens poderosas e perfeitas, seduz o incauto com promessas que na verdade jamais serão cumpridas, pois são destituídas de qualquer fundamento prático.
O nazismo é um bom exemplo do quanto uma ideologia inspirada e bem construída consegue hipnotizar, manipular, alienar, massificar, desumanizar e conduzir às cegas um grupo de qualquer tamanho.
A priori, a função deste tipo de inteligência, que une os homens em torno de um ideal "fantástico", é formatar as relações dentro de um enredo de cartas marcadas, onde a finalidade real nem sempre é revelada. Nesta dinâmica, é fácil perceber porque o indivíduo não tem suas necessidades de ciração e expressão individual incentivados.
Na ideoilogia, o que realmente importa é a formação de um grupo amorfo que possa ser moldado e mobilizado segundo os interesses da organização. Por mais que o homem se ache inteligente e racional, cair nas ilusões alucinadas das ideologias é mais fácil do que ele pensa.
Analise o exemplo a seguir sobre uma ideologia religiosa fictícia:
IDÉIA: livros sagrados que caíram de Júpiter e que vão salvar os homens.
POSTURA "RECOMENDADA": ser humilde, servil e não fazer perguntas.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS: amem a todos, desde que se convertam aos livros. Se não...
MISSÃO INDIVIDUAL: converter todos.
CUIDADO: a existência do mal.
SOLUÇÃO: os livros são o bem. Toda Verdade está neles. O que não está neles, não está em lugar algum. Ler apenas os livros. O conhecimento diferenciado é pecado, é fruto proibido.
MEDO: ser dominado pelo mal.
REALIZAÇÃO MÁXIMA: seguir os livros até o final da vida, sem nunca ter saído do caminho. Só eles são a verdade, o resto é ilusão. A felicidade não está no mundo ou nas coisas do mundo. Está nele e em Júpiter.
VIRTUDE: ser pobre e feliz dando os bens para aqueles que cuidam da preservação dos livros (lógica: em Júpiter não são necessários os bens terrenos).
EXEMPLO PESSOAL MÁXIMO: estar pronto a morrer pelos livros se for preciso, nada é mais importante na vida que eles.
Entendeu leitor?
É a alienação total do mundo. E vivas à insegurança e ao medo em relação a tudo e todos.

Nenhum comentário: