O Preconceito Eclesiástico

O fanatismo tem sua força e afirma ter Deus a seu lado. O preconceito e a ojeriza absoluta com relação aos homossexuais ainda são tolerados em nossa sociedade.
Inóspito.

A religião impensada deturpa a questão da ética sexual. Não poderiamos pressupor que a bíblia forneceria a última palavra sobre isso, esta não é sua função. A medicina, a filosofia, a psicologia e a sociologia explicam hoje melhor do que naquela época.

Assim foi com o Novo Testatamento, que renovou o primeiro. E também foi com o conceito planetário, desde que a Terra passou a girar em torno do Sol para o entendimento público. Galileu que o diga (mesmo morto).

Se a Igreja não muda, tem ao menos obrigação de moldar-se. Contudo é morosa para o que lhe convém como instituição social, assim como qualquer instituição defende seu interesse. Sua fé popular é ambígua. Ao mesmo tempo em que não permite, faz vista grossa, mas até algum limite que nunca sabemos onde está. Fica-se à mercê de um humor que não nos pertence e com o qual nem sempre queiramos identificar-nos.

A morosidade vale para desculpar omissões, manter o celibato e uma certa autoridade para arbitrar o que é apropriado. Quando você tem um Estado fraco como o brasileiro então... vixe santa! Deus entra como cooperado e resolve todo o problema que os impostos não puderam prover ao doente e ao injustiçado.
A questão não é indagar a existência de Deus, não neste post. Trata-se de entender que esta força habita em nós, e não se sobrepõe à nossa personalidade, à nossa humanidade e arbítrio. Isto está claro no literário Gênesis. Está em cada ato da criação a afirmação "e viu Deus que era bom", muito diferente do gênero "apossou-se Deus de sua criação", como alguns insistem em acreditar. Deus não criou nada para si, mas sua criação foi expelida d'Ele mesmo.

Enquanto ambiciona perfeição, e em detrimento da empáfia, o ser humano se esquece de importantes coisas ditas há milênios, que poriam fim a qualquer discussão inapropriada. Não existem provas de que a orientação possa ser mudada, nem qualquer argumento verossímil de que tenha que ser.

Deixemos, pois, de nos julgar uns aos outros; antes cuidai em não por um tropeço diante do vosso irmão ou dar-lhe ocasião de queda. Sei, estou convencido no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é impura em si mesma; somente é para quem a considera impura.
Romanos, 14:13-14

A sexualidade é parte integrante da capacidade de amar. Precisar ter medo dos próprios sentimentos sexuais significa restringir o amor. Significa ter medo de nosso profundo e autêntico eu. E qualquer crescimento interior é atrofiado quando se reprime afeto.

Escolher entre sexualidade e Deus, entre religião e integridade, é uma opção muito dura.

Todavia, Deus de algum modo está por trás do fato de alguns sermos gays. somos pessoas defeitosas? Há quem creia. Mas nesse caso, Deus deve ser mau ou deve estar pregando uma peça cruel - o que não é plausível sob a crença de que Deus não erra. Deve haver uma outra resposta.

A interpretação literal, minimiza o sentido figurado e a expressão literária. A regra aqui é a de que um texto tem sua significação no presente por quem a lê, assim entendendo um texto unicamente conforme o que ele diz. Claro que não podemos deixar de inferir entendimentos tais quais os temos, mas também não podemos utilizá-los como definidores de algo que não foi escrito em nossa cultura, época e contexto.

Que dizer da energia nuclear, bebês de proveta?

A história da criação em sete dias é apenas uma maneira de transmitir a seguinte idéia: Deus criou o Universo com sabedoria, esmero e ordem. E não há nenhum conflito com a ciência aqui.

Mas o fundamemtalismo obscurece o que Deus determina, em troca de que as pessoas se sintam mais seguras e confortáveis, decretando impressões marcantes e seletivas.

Curioso, entretanto, que certos pregadores não sejam literais determinados textos, enquanto listam uma variedade que acusa os homossexuais.

Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
1 Pedro 2:18
favorável à escravidão

Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti (...) E se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a pra longe de ti (...)
Mateus 5:29-30
cortar partes do corpo como remédio para a tentação

Também foi dito: qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz com que ela cometa adultério, e aualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 5:32-33
condenação ao divórcio

Ah tá... são simbologias?
Hum... então em certos momentos a interpretação não é literal, certo?

Ahá!

Nenhum comentário: